Estude no Qi

1) Pilar: Habilidades do Século XXI

Dentro do nosso primeiro pilar, encontramos ainda, uma subdivisão em 4 tópicos:

1.1) Criatividade e inovação: O Qi entende a importância de trabalhar de forma que os alunos reconheçam as próprias emoções e saibam lidar com cada uma delas. A partir do autoconhecimento e do autocuidado, duas das competências gerais que orientam a BNCC, o indivíduo compreende a própria realidade, estabelece maior autocrítica e refina a compreensão das emoções do outro. Conhecer a si mesmo é uma porta para conhecer o mundo.

E para assimilar melhor, temos alguns projetos práticos e exclusivos:

Feira do Empreendedor: anualmente, o Qi abre as suas portas para alunos e responsáveis que possuem negócios e desejam compartilhar suas criações com a comunidade escolar.

Qi Multicultural: a grande oportunidade de apresentar a familiares os projetos desenvolvidos pelos alunos durante o ano. Orientados por professores e coordenadores, os estudantes expõem seus trabalhos por meio de exposições, peças teatrais, apresentações musicais e danças.

Show de talentos: espaço para que os alunos possam mostrar, individualmente ou em grupo, seu talentos, até então ocultos. Um momento de descontração e interação, que estimula os alunos e alunas o desenvolvimento de suas competências comunicativas.

Nutec: projeto que leva aos palcos debates científicos que marcaram a história da humanidade, proporcionando aos alunos interpretar peças que vão integrar festivais e cumprir agenda de apresentações em escolas e locais culturais do Rio de Janeiro. Uma iniciativa em que os participantes passam a ver a ciência de maneira mais humanizada.

Escola de alunos: abrimos espaço para nossos alunos ministrarem aulas para seus colegas, de forma voluntária. Dessa forma, eles podem compartilhar seus melhores conhecimentos. Em 2018, tivemos aulas de lettering, libras e muito mais.

 

1.2) Comunicação: o mundo globalizado e o imenso fluxo de informações exigem de nós uma postura diferenciada. Por isso, o Qi incentiva o aluno a deixar a sua marca. Aqui, ele recebe todo o suporte para desenvolver a clareza e a espontaneidade, além de trabalhar a timidez, de modo que consiga se expressar de forma autêntica e eloquente. Nosso colégio garante um espaço para que o estudante se sinta livre e motivado para ser quem é, pois só assim ele será capaz de atingir todas as suas potencialidades.

Fique por dentro dos nossos projetos exclusivos:

Roda de leitura: cada semana o aluno ou aluna leva um livro para ler e depois eles contam uns aos outros sobre o que leram, fazendo um rodízio de livros entre eles.

Redação e Reescritura: escrever com clareza e aumentar o repertório cultural: dois dos pilares que sustentam nossos projetos de redação e escrita. Para o primeiro, oferecemos aulas de produção e reescritura de textos, além de oficina de redação e um convênio com a Imaginie, portal de ensino e correção de redação para o ENEM. O segundo se dedica a estimular o amor à literatura, através do intercâmbio de histórias pelo projeto Troca de Livros e de um olhar mais atento sobre o mundo editorial com o Qi de Livro em Livro.

Criação e Comunicação: as competências comunicativas são habilidades essenciais para a qualificação em um mundo que requer o domínio de variadas linguagens. Nessa disciplina trabalha-se a expressividade do corpo, a oratória e a escuta afetiva, levando o aluno a expressar suas ideias e opiniões com clareza.

 

1.3) Pensamento crítico e resolução de problemas
Pensamento crítico e resolução de problemas: desde sua fundação, o Qi se caracteriza pelo fomento de uma formação global, trabalhando valores como sustentabilidade, acesso à cultura e ações sociais. Por conta disso, o colégio oferece uma série de eletivas essenciais para a formação de nossos alunos, ajudando-os a se encontrarem enquanto indivíduos e cidadãos.

Conheça nossos projetos exclusivos:

Pensamento crítico e resolução de problemas: desde sua fundação, o Qi se caracteriza pelo fomento de uma formação global, trabalhando valores como sustentabilidade, acesso à cultura e ações sociais. Por conta disso, o colégio oferece uma série de eletivas essenciais para a formação de nossos alunos, ajudando-os a se encontrarem enquanto indivíduos e cidadãos.

Project Thinking: com criatividade e espírito de iniciativa, os alunos são estimulados a pensar na elaboração de diversos projetos interdisciplinares. Encontrar soluções de forma inovadora, partindo da colaboração com os colegas e dos temas abordados em sala de aula, é uma forma de se preparar com confiança para o futuro.

Lógica e jogos matemáticos: enquanto o desenvolvimento do raciocínio lógico aumenta o poder de argumentação e inferência do aluno, o ensino de programação é uma oportunidade de aprender um verdadeiro “idioma do futuro”.

QI Cidadania: com o Qi Cidadania, os participantes recebem um curso de voluntariado, tornando-se conscientes de das mudanças que podem exercer no mundo à sua volta.

Mini Onu: os modelos diplomáticos promovem a simulação de diferentes organismos das Nações Unidas ou de outras organizações internacionais. Nele, os alunos buscam a resolução de conflitos e negociação por meios diplomáticos e utilizam recursos como a oratória e dinâmicas de grupo.

Pré-vestibular Social: trata-se de um trabalho voluntário onde ex-alunos dão aulas preparatórias para o ENEM, para pessoas de baixa renda.

Além de uma importante ferramenta para a construção de autoria e autonomia, os modelos estimulam a colaboração, o debate respeitoso e a tolerância mútua, elementos essenciais para a democracia.

QI Ambiental: um conjunto de projetos voltado para a melhor compreensão do meio ambiente e de práticas sustentáveis. Os alunos colocam em prática os ensinamentos das aulas de Biologia para fazer a diferença em assuntos como desmatamento, aquecimento global e muitos outros.

Atualidade: ser bem informado sobre as grandes questões da atualidade traz não só benefícios para a argumentação em respostas nas provas e redações, mas também para a maneira como nos portamos enquanto cidadãos.

Educação Financeira: o curso Educação Financeira,  partindo da constatação de que a maioria dos brasileiros chega à idade adulta sem reflexão/discussão sistemáticas acerca de finanças, construirá com os alunos estratégias para que os mesmos possam estabelecer relações mais conscientes e eficazes com suas expectativas de consumo, por meio da discussão sobre mecanismos de funcionamento do mercado, construção de orçamentos, formas de investimentos, dentre outras temáticas.

Temas Contemporâneos de Ciências Sociais: entender de maneira clara o mundo em que vivemos, seus acontecimentos atuais, suas causas, suas consequências, possibilita ao jovem ser um indivíduo atuante na sociedade, instrumentalizando seu senso crítico e sua capacidade de argumentação, formando um cidadão atuante, questionador e capaz de debater, de maneira serena e segura, os temas da atualidade.

Temas Contemporâneos de Ciências Naturais: o estudo das ciências naturais trouxeram e continuam trazendo, a cada dia, conhecimentos e inovações que transformam nossa vida de maneira intensa. Ciência e natureza estão na ordem do dia. Entender como esses conhecimentos e descobertas impactam nossa vida e debater sobre questões éticas, tecnológicas e até futurísticas, é um estímulo fundamental para os profissionais que tomandarão o mundo no futuro.

OBMEP + Canguru: olimpíadas de matemática são eventos valorizados e estimulados no Colégio Qi. Desafios para quem gosta da disciplina e incentivo para que todos descubram a matemática como fonte de prazer, através da resolução de questões inteligentes, desafiadoras e estimulantes. Para nosso orgulho, as medalhas se acumulam em nossa história !

Robótica e Xadrez: realizadas uma vez por semana nas próprias unidades, as oficinas de robótica e xadrez são uma oportunidade para exercitar o raciocínio lógico, a concentração e a criatividade, expandindo, assim, o repertório intelectual dos alunos.

 

1.4) Colaboração e autoconhecimento

A comunidade escolar atinge a sua harmonia quando todos crescem juntos. No Qi, nossos alunos aprendem desde cedo a trabalhar em grupo e a pensar em soluções inovadoras para resolverem seus problemas e desafios.

Veja nossos projetos exclusivos:

Raiz do Afeto: é um projeto pedagógico que têm como objetivo principal desenvolver as competências e habilidades socioemocionais dos alunos do Ensino Fundamental I.

As competências socioemocionais são um conjunto de habilidades não-cognitivas que impactam em nosso comportamento, atitudes e modos de pensar.  A aquisição destas habilidades contribui nas funções cognitivas de interpretação, reflexão, raciocínio e resolução de problemas, resolução de conflitos e gerenciamento das emoções.

As atividades propostas na metodologia são lúdicas e interativas e permitem que os alunos aprendam a lidar melhor com as suas emoções, desenvolvam a capacidade de trabalhar em grupo, sejam mais colaborativos, desenvolvam sua empatia, tenham mais foco e saibam resolver conflitos de forma positiva.

O trabalho com estes conteúdos é uma tendência mundial. Estes conteúdos fazem parte da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Podemos destacar três benefícios da aplicação da metodologia que afetam positivamente o trabalho pedagógico em sala de aula:

1) aumento do foco e da capacidade de concentração;

2) diminuição da ansiedade;

3) diminuição de ocorrências disciplinares.

Socioemocional: abraçar nossos alunos pedagogicamente , socialmente e emocionalmente são objetivos concretos do Colégio Qi, expressos na nossa grade curricular e nas diversas atividades extras oferecidas.

Autoconhecimento e Vocação: conhecer a si mesmo é o primeiro passo para termos uma vida tranquila e saudável. Conhecer as ansiedades, superar limites, enfrentar as dificuldades, são desafios que colocam para todos, principalmente para os mais jovens. Um espaço onde especialistas, através de um programa estruturado e de técnicas profissionais , auxiliem nossos alunos a superarem esses e outros desafios , é o principal objetivo dessa nova disciplina.

Qi Integração: uma oportunidade para que alunos, responsáveis e comunidade escolar troquem experiências de forma lúdica, enriquecendo ainda mais o nosso ambiente.

Uma noite no Qi: o contato com o colégio ganha uma nova dinâmica neste evento. Com aulas especiais e diversas atividades, os alunos formam vínculos com a instituição que vão levar por toda a vida.

Atividades de Campo: aulas dinâmicas, fora da sala. Essa é a proposta de cada saída de campo organizada pelo Colégio Qi .

Conduzidos por sues professores , nossos alunas e alunos tem a oportunidade de consolidar seu aprendizado em atividades que os levam a museus, parques, locais de interesse histórico e atividades ligadas ao meio ambiente. Além disso, as saídas de campo estimulam a convivência, o companheirismo e o aprendizado de habilidades ligadas ao relacionamento e ao trabalho em equipe .

Inter Qi: jogo limpo, o espírito esportivo e o companheirismo andam de mãos dadas nesse torneio entre as unidades do colégio.

Um dia inteiro de atividades esportivas, em um ambiente de interação, respeito e convivência entre todas as unidades  do Colégio Qi. Divididos em seus respectivos segmentos, times de alunos competem  saudavelmente , em diversas modalidades como futebol, basquete, vôlei.

Feira das Profissões: possibilitar o contato dos alunos e alunos com profissionais das diversas áreas do conhecimento.

Esse é o principal objetivo do Dia das Profissões.

Através de palestras, workshops e vivências, os alunos e alunos conhecem mais de perto as áreas onde desejam atuar, tudo isso dito por profissionais atuantes no mercado de trabalho.