O valor de um programa socioemocional no Ensino Fundamental

É durante a fase da infância e da adolescência que o ser humano começa a se desenvolver e a conhecer o mundo ao seu redor: as primeiras palavras, os primeiros aprendizados, os primeiros momentos de alegria e, também, os primeiros momentos de frustração, medo e insegurança. 

Por isso acreditamos que a escola deveria ser bem mais que um local de aprendizado e troca de conhecimento. Nós, como educadores, também temos que ter nosso olhar voltado para as habilidades socioemocionais de nossos alunos, para que a formação acadêmica seja realmente completa. 

Mas como funcionaria, na prática, um programa socioemocional na escola e qual seria a sua real importância para o aluno? Vamos debater mais sobre esse assunto a seguir.

  1. Aprendizado socioemocional na escola: o que é importante saber
  2. Como trabalhar o socioemocional na escola
  3. Qual a importância da educação socioemocional nas escolas
  4. O que é um Programa Socioemocional
  5. Programa Socioemocional no Qi

Aprendizado socioemocional na escola: o que é importante saber

O aprendizado socioemocional na escola se dá por meio de aulas ou projetos focados na gestão das emoções do aluno e no seu relacionamento com os outros. Ou seja, por meio de tarefas específicas, o aluno terá uma maior compreensão de si, do outro e do mundo e, assim, conseguirá encontrar soluções para superar qualquer obstáculo interno ou externo que possa estar atrapalhando o seu desenvolvimento.

A escola, nesse momento, deve seguir o papel de orientadora e pensar no trabalho de educação socioemocional levando em conta alguns critérios significativos:

  • Autoconhecimento
  • Criatividade
  • Empatia
  • Resiliência
  • Pensamento crítico
  • Colaboração
  • Inteligência emocional

Como trabalhar o socioemocional na escola

O trabalho socioemocional dentro da escola pode ser feito com a criação de aulas próprias, focadas exclusivamente nesse propósito, ou com a inserção de atividades socioemocionais em projetos da grade curricular tradicional.

Vamos pensar na primeira hipótese. Para isso, deverá ser desenvolvido um programa completo, com um planejamento singular, além de um material didático e de suporte mais específico e detalhado e, também, um treinamento especial para os professores. 

Na segunda hipótese poderíamos, por exemplo, aplicar uma atividade de autogestão durante um projeto de ciências, por exemplo. Mas é importante salientar que, neste caso, o professor também precisaria ter um conhecimento adequado para a correta aplicação de uma atividade socioemocional em um projeto escolar. 

Qual a importância da educação socioemocional nas escolas

Uma pesquisa conduzida pelo psiquiatra Diogo Lara, da PUC-RS, durante a qual foram analisados dados de 35 mil brasileiros, apontou que aspectos emocionais, como a autoconfiança, podem influenciar no processo de aprendizagem.

Se um aluno está passando por algum problema de origem emocional ou tem dificuldades de socializar com os colegas de classe, não conseguindo trabalhar em grupo, por exemplo, é preciso contar com a educação emocional para reverter esse quadro.

Além de contribuir para o rendimento escolar, a educação socioemocional oferecerá ferramentas para auxiliar a criança e o adolescente a desenvolver autonomia, compartilhar ideias e sentimentos, além de desenvolver outros importantes aspectos para uma melhor rotina educacional e também para a sua vida adulta, como seriedade, atenção, senso de planejamento, determinação e domínio da ansiedade.

O que é um Programa Socioemocional

Por meio de uma metodologia pedagógica especializada, material didático próprio e outros recursos como avaliações, curso de formação para professores e plano de aula especializado, um programa socioemocional serve de apoio e diretriz para guiar os alunos da maneira correta.

Do trabalho de desenvolvimento emocional a técnicas para autogestão e produtividade, o programa oferece à escola informações e métodos que vão contribuir para o autoconhecimento e a reflexão pertinentes para cada faixa etária, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Programa Socioemocional no Qi

No Qi, o aluno é incentivado a construir um pensamento crítico e a conhecer melhor suas emoções por meio do Programa Raízes.

Com aulas regulares em nossa grade horária, o programa trabalha com o que há de mais moderno na aprendizagem socioemocional, com ferramentas para uma formação intelectual e subjetiva.

O trabalho já começa em nosso Ensino Fundamental 1, durante o qual procuramos desenvolver nas crianças competências como cooperação, empatia e compreensão dos sentimentos.

Para o Ensino Fundamental 2, a proposta é trazer dinâmicas com foco no indivíduo, convidando nossos alunos a refletirem sobre assuntos da atualidade e  como aprimorar seus métodos de estudo e organização, fazendo, assim, uma transição mais tranquila e eficaz para o Ensino Médio. 

Por fim, no Ensino Médio, o trabalho socioemocional se volta para os métodos de estudo e  como agir diante dos desafios e das questões individuais e coletivas. Nessa fase de início da vida adulta, damos uma atenção especial para relações interpessoais, mecanismos de controle da ansiedade e processos de decisão. Outro importante tema tratado nessa etapa diz respeito à capacidade argumentativa, muito importante para o Enem e os vestibulares.

Quer saber mais sobre o nosso programa socioemocional?

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