Quando elaboramos um novo planejamento de aula ou um projeto a ser desenvolvido no Qi, é muito importante que eles estejam alinhados com a BNCC. A Base Nacional Comum Curricular é um guia que todas as escolas devem seguir para garantir um ensino que esteja de acordo com as necessidades de nossas crianças e adolescentes.
Se você ainda não sabe, exatamente, o que seria a BNCC e sua importância para a educação brasileira, não se preocupe, que hoje explicaremos para você.
- O que é a BNCC
- Quais são as competências gerais da BNCC
- O que são as habilidades da BNCC e para que servem
- Como elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC
- Competências socioemocionais BNCC: quais são e como trabalhar em sala de aula
O que é a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular é um documento que define quais elementos de aprendizagem os alunos precisam desenvolver durante sua jornada na Educação Básica.
Definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), essa base deve servir como uma guia para os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também para as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. O objetivo da BNCC, além de garantir um ensino de qualidade, é ajudar na formação integral do aluno, a fim de que ele possa, também, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Quais são as competências gerais da BNCC
Foram estabelecidas 10 competências da BNCC que a escola deve trabalhar com o aluno, até o fim do Ensino Médio, para garantir uma formação completa, contemplando tanto o saber quanto as habilidades socioemocionais:
1. Conhecimento – o aprendizado do aluno deve fazer sentido em sua realidade, que reúne tanto aspectos sociais, culturais ou digitais, para que ele possa pensar em soluções benéficas para a sociedade.
2. Pensamento científico, crítico e criativo – o aluno precisa ser motivado a desenvolver sua curiosidade intelectual, para aprimorar aptidões importantes para a rotina escolar como o senso de investigação, a reflexão e a análise.
3. Repertório cultural – além de compreender as manifestações artísticas e culturais, ser capaz de valorizá-las e poder desfrutá-las.
4. Comunicação – saber como usar as diferentes linguagens, como a oral, a visual-motora e a escrita, e seus conceitos linguísticos.
5. Cultura digital – assimilar e desenvolver as mais diversas tecnologias digitais de informação e comunicação, trazendo significado e ajudando no desenvolvimento de uma visão mais crítica, reflexiva e ética.
6. Trabalho e Projeto de Vida – ter competência para a tomada de decisões que estejam alinhadas com seu propósito de vida e com os princípios da cidadania.
7. Argumentação – ser hábil para desenvolver um debate com base em fatos, dados e informações confiáveis, tendo como fundamento os direitos humanos, o pensamento socioambiental e o consumo responsável.
8. Autoconhecimento e autocuidado – ter a certeza de que na escola ele contará com a segurança e o acolhimento que precisa para seu bem-estar físico e mental.
9. Empatia e cooperação – compreender o valor do respeito ao próximo e aos direitos humanos, optando sempre pelo diálogo, pela resolução de conflitos e pela colaboração.
10. Responsabilidade e cidadania – ter a capacidade de tomar decisões levando em consideração a ética, a democracia, a inclusão, a sustentabilidade e a solidariedade.

O que são as habilidades da BNCC e para que servem
As competências da BNCC devem ser desenvolvidas ao longo da vida escolar do aluno, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Como cada segmento pede um direcionamento voltado a atender às necessidades de determinada faixa etária, essas habilidades foram divididas da seguinte forma:
- BNCC Educação Infantil: é o primeiro contato da criança com a escola e nesse momento é preciso garantir, também, os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Para atender à BNCC e ao interesse dos pequenos, foram criados os chamados Campos da Experiência: 1) Eu, o outro e nós; 2) Corpo, gesto e movimentos; 3) Traços, sons, cores e formas; 4) Escuta, fala, pensamento e imaginação e 5) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
- BNCC Ensino Fundamental: nesse segmento escolar o aluno já é capaz de compreender conteúdos mais estruturados e as áreas do conhecimento ganham mais destaque. São eles Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa), Matemática, Ciências da Natureza (Ciências), Ciências Humanas (Geografia e História) e o Ensino Religioso, por meio do qual é determinado que nenhuma crença ou convicção deverá ser favorecida.
- BNCC Ensino Médio: as áreas do conhecimento continuam sendo mais valorizadas e ganham um novo panorama, voltado para Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Como elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC
Antes de começar é preciso fazer uma avaliação detalhada das necessidades que devem ser atendidas para que o trabalho de desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos seja feito da maneira certa. Depois de realizado esse diagnóstico, o professor passa para a etapa de planejamento, na qual ele precisa definir, principalmente, quais metodologias e abordagens serão as mais eficientes. As opções são as mais diversas: desde um projeto em sala de aula, uma aula em campo ou até mesmo uma atividade recreativa.
Competências socioemocionais BNCC: quais são e como trabalhar em sala de aula
O desenvolvimento de habilidades socioemocionais, pela BNCC, é fundamental para atingir uma educação de excelência. Quando nossos alunos conseguem encarar os desafios e ultrapassar dificuldades de origem emocional, eles também conseguem manter uma boa rotina de estudos.
De acordo a Casel (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), uma importante organização norte americana que trabalha com a área de habilidades socioemocionais para a educação básica, é preciso ter uma estrutura escolar com base em 5 pilares: a autoconsciência, a autogestão, a consciência social, as habilidades de relacionamento e a tomada de decisão responsável.
Para isso o professor precisa:
1.ter clareza na hora de apresentar o objetivo de uma tarefa em sala de aula;
2. levar em consideração uma explicação que seja de fácil compreensão para o aluno;
3. motivar os alunos a sempre pensarem em soluções inovadoras;
4. fazer com que os alunos se sintam capazes de realizar a tarefa;
5. mostrar que a dúvida e o erro são comuns e que nessa hora é preciso buscar o autocontrole para encontrar soluções;
6. incentivar a colaboração nos trabalhos em grupo;
7. promover o respeito pelas diferenças, valorizando o jeito único que cada um tem de aprender;
8. apoiar seus alunos durante todo o trajeto da atividade;
9. encorajar o aluno a descobrir o novo;
10. apontar que existe mais de uma forma para resolver um problema;
11. fazer da sala de aula um ambiente de acolhimento e acreditar sempre no potencial do aluno para que ele não perca a sua confiança durante o processo.
Quer saber como as diretrizes da BNCC são aplicadas em nossa metodologia para uma educação transformadora?