Qi Social

Além de oferecer uma formação sólida a seus alunos, o Colégio Qi acredita que é preciso prepará-los para a construção de uma sociedade mais justa. Por isso, desenvolve projetos de ação social que colocam em prática valores como a solidariedade. Segundo Patrícia Amaral, coordenadora do Qi Social, o objetivo dessas atividades é proporcionar o exercício da cidadania: “Ser um cidadão não é apenas apontar problemas, mas também compreender que é um agente histórico e social.”

O Colégio Qi apoia o trabalho educacional de crianças em situação socioeconômica desfavorecida. A instituição é parceira da Aceane, que mantém uma pré-escola destinada a crianças carentes, a quem assiste com dedicação e altruísmo exemplar, e está situada no bairro de Austin, em Nova Iguaçu.

Diante da oferta reduzidíssima de instituições públicas de Educação Infantil em regiões carentes, como é o caso de Austin, é comum que as crianças iniciem a vida escolar apenas aos seis/sete anos, quando ingressam no Ensino Fundamental. São privadas, portanto, da riqueza de tão importante etapa da Educação Básica. Nesse sentido, a Aceane, ao mesmo tempo que busca reduzir a defasagem social, presta um grande serviço à educação do nosso estado. Durante dois ou três anos, as crianças da Aceane convivem com situações e experiências que visam ao desenvolvimento de suas potencialidades e à socialização, preparando-as para a próxima fase de sua vida escolar.

O trabalho é explicado pelo diretor Ricardo Camelier: “A instituição parceira mantém um trabalho de pré-escola, hoje denominado Educação Infantil, para crianças que de outra forma entrariam no Ensino Fundamental sem a base do trabalho motor e cultural, assim como a necessária socialização, característicos da pré-alfabetização, o que já representaria uma grande defasagem inicial para essas crianças.”

Os alunos do Qi têm a oportunidade de conviver com as crianças assistidas desenvolvendo várias atividades recreativas. É uma experiência humana que enriquece todos os envolvidos.