Matrículas abertas

O Qi Ambiental é um conjunto de projetos escolares voltados para a melhor compreensão do meio ambiente e de práticas sustentáveis.

Em 2010, o Qi Ambiental deu início ao projeto de hidroponia, que consiste no cultivo de plantas em ambientes especiais com reaproveitamento da água e eliminação de agrotóxicos. Para adquirir a técnica, foi preciso ir ao encontro de uma família de agricultores de Teresópolis. Capitaneados por Carlos Araújo, coordenador do Qi Ambiental, os alunos entraram em contato com uma realidade até então desconhecida. Porém, o choque cultural do início logo deu lugar à admiração. Os alunos ficaram impressionados com a capacidade dos agricultores de transmitir um conhecimento tão específico de modo tão didático. “Os resultados vão muito além dos ganhos pedagógicos. Esse projeto mudou a visão de mundo de muita gente”, garante, orgulhoso, o professor de Biologia.

Em 2011, quando uma tragédia climática atingiu a Região Serrana, os alunos deram provas de sua amizade à família de Teresópolis. Eles organizaram uma rede solidária ― ajudando quem nos ajudou ― que possibilitou aos pequenos produtores restabelecerem suas atividades. A iniciativa está diretamente relacionada aos conteúdos de Botânica, que incluem análise de sementes.

Outro projeto de destaque acontece no Ensino Fundamental, quando os alunos participam da criação de um viveiro de mudas com o objetivo de contribuir para o reflorestamento da Mata Atlântica.

Temas abordados:

• Pegada ecológica (água virtual);

• Modelo reduzido de um ecossistema do mar (com monitoramento de parâmetros bioquímicos);

• Aquecimento global;

• Hidroponia;